Imagem: Diário de Goiás/ João de Lima
programa goias sem fronteira

O Governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, junto com o secretário de Governo, Tayrone Di Martino fizeram uma reunião no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na tarde desta quinta-feira (16) com os 125 estudantes que participam do Programa Goiás Sem Fronteiras. Os alunos de colégios públicos do Estado receberam orientações referentes aos 30 dias que irão passar nos Estados Unidos.

O programa de intercâmbio banca com todos os custos dos alunos. Os jovens foram beneficiados com uma bolsa de estudos, passagens aéreas, custo com passaporte e visto americano, material didático, alimentação, hospedagem, roupas de inverno, além de receberem US$ 100 por semana, durante o período que ficarão no exterior. No total, serão investidos R$ 8 milhões no programa anualmente.

Os estudantes irão fazer um curso na Universidade de New Jersey, por um período de 30 dias. Segundo o secretário de Governo e também coordenador do programa, Tayrone Di Martino, os alunos que participam do Goiás Sem Fronteiras, são estudantes de colégios públicos aprovados em uma seleção. “Aqui temos estudantes que precisam do apoio do Estado e que tem competência para serem grandes líderes de Goiás nos próximos anos. Gostaria de parabenizar vocês estudantes, dizer que nós do governo estamos muito felizes pela aprovação de vocês”, fala Tayrone.

Tayrone ainda faz um pedido para os alunos do programa. “Quero pedir para que vocês se dediquem ao máximo e que tragam muitos conhecimentos de lá para servir ao nosso Estado”. Os benificiários, após a experiência, tem por obrigação oferecer palestras, minicursos e a transferência de conhecimento que tenham adquirido nos Estados Unidos.

O representante dos estudantes, Felipe Ramos, aluno do Colégio da Polícia Militar de Goiás Polivalente Modelo Vasco dos Reis agradeceu pela oportunidade oferecida pelo programa. “Gostaria de agradecer a todos os envolvidos, a todos do projeto, ao nosso Governador Marconi Perillo por dá essa chance a todos os estudantes de escolas estaduais conhecer outro país. País que é referência em educação e que eu acredito que seja o sonho de muitos conhecer um dia. Agradecer a oportunidade e parabenizar aos alunos que passaram, que vão fazer intercâmbio junto comigo”, agradece o estudante.

O Governador também parabeniza os estudantes aprovados no processo seletivo. “Quero parabenizar aos estudantes pelo esforço nesse exame que foi rigoroso para a seleção desses primeiros 125 alunos do Goiás Sem Fronteiras. Quero parabenizar de coração vocês. Estudantes de escolas públicas que compreendem o papel da escola como democratizadora de oportunidade”, fala Marconi.

Marconi conta que durante a sua adolescência estudou em colégios públicos o que o ajudou a ocupar o cargo de Governador do Estado. “Eu, ao logo do tempo, procurei envidar todos os esforços para que muitos avanços acontecessem na educação estadual e na educação de uma maneira geral”, conta Perillo.

De acordo com o governador, o programa Goiás Sem Fronteiras é uma realização de um sonho, pois proporciona um conhecimento para toda a vida. “Hoje é um dia muito especial. [...] Estou realizando esse sonho de enviar talentos goianos para conhecerem o mundo lá fora. Não só a educação lá fora, mais conhecer essas outras civilizações. Vocês estão indo para a mais importante do mundo, vão ficar ao lado de New York. Com certeza, vão voltar muito mais ricos culturalmente, educacionalmente, vão voltar com um valor agregado incrível que irão levar por toda uma vida. Infelizmente nós não temos como atender a mais alunos, serão agora 125”. 

Confira o vídeo: 

Contato com a redação:
(62) 9 9820-8895

BUSCA