instituto de identificacaoO Instituto de Identificação da Polícia Civil divulgou os novos prazos para entrega das carteiras de identidades emitidas desde o dia 14 de novembro. Para quem requerer o documento em Goiânia, o prazo de entrega será de 30 dias úteis. Para o interior, serão 50 dias úteis.

Os casos de emergência serão atendidos nas unidades dos Vapt Vupts, e a entrega está estimada em 10 dias. O período estipulado para correção de erros é de 15 dias. Para casos de urgência, a pessoa pode procurar a sede do órgão, na Rua 66, Centro.

Segundo o diretor do instituto, Antonio Maciel, vários fatores contribuíram para que houvesse demora na entrega do documento nos últimos meses. Ele citou o encerramento do contrato, por decisão judicial, com o consórcio de empresas contratado para implementar o projeto Goiás Biométrico: “A contratada ficou impedida de prestar serviços durante um ano e quatro meses, o que afetou o desenvolvimento e implementação do fluxo de trabalho do sistema. Com isso, as etapas do processo de emissão do documento de identidade foram diretamente afetadas”, afirmou.

Maciel lembrou, também, que houve a necessidade de um período de treinamento e adaptação para os operadores do sistema e do atendimento nas unidades do Vapt Vupt, já que agora o processo é totalmente digital. O diretor lembrou, ainda, que a demanda aumentou de forma vertical com a exigência, por parte de diversos segmentos públicos e privados, da validade do documento por 10 anos. “Crianças e adolescentes que rotineiramente utilizavam apenas a certidão de nascimento passaram também a utilizar o documento, já que é o único que garante a unicidade”, disse.

A inauguração da Central de Emissão de Documentos do Instituto de Identificação, prevista para o próximo mês de dezembro, será de fundamental importância para dar maior agilidade ao processo, lembra Maciel. “Teremos, a partir daí, condições de reduzir ainda mais os prazos estabelecidos agora”.

Contato com a redação:
(62) 9 9820-8895

BUSCA