O Diário de Goiás, o portal Mais Goiás e o Colégio Visão farão neste domingo (5), a correção e apresentação das provas do Enem 2017. Após o encerramento do primeiro dia do exame, professores do Colégio Visão farão a correção e os alunos poderão acompanhar ao vivo no Diário de Goiás e no Mais Goiás.

Veja ao vivo:

Estudantes também poderão participar da transmissão em tempo real, mandando perguntas via Facebook.com/diariodegoias. O Enem 2017 terá duas etapas. A primeira parte do exame será composta pelas disciplinas da área de ciências humanas, de português e também pela redação. A duração do exame será de cinco horas e meia. O segundo dia de prova será no próximo domingo (12), com provas de ciências exatas e matemática.

Redação

A Redação será aplicada neste domingo, dia 5 de novembro. Abaixo as indicações do Inep para não zerar a prova:

– não fuja do tema proposto;

– respeite os direitos humanos (o ministro da Educação, Mendonça Filho, reiterou a regra, que é alvo de contestação na Justiça);

– escrever menos de oito linhas;

– fazer desenhos;

– utilizar uma estrutura de texto diferente do tipo dissertativo-argumentativo.

No Enem, a redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas. Os temas geralmente partem de uma situação política, social ou cultural. A versão final deve ser escrita em caneta preta, necessariamente, e será corrigida por dois professores de forma independente.

MEC e Inep recomendam respeito aos direitos humanos na redação do Enem

Em 2016, por exemplo, o tema foi “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”; “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” foi o tema em 2015. Já em 2014, os candidatos tiveram que discorrer sobre “Publicidade infantil em questão no Brasil” e “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”, em 2013.

Confira dicas para tirar uma boa nota na redação no Enem

Documentação

É obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto, que pode ser carteira de identidade, passaporte, carteira de motorista, carteira de trabalho ou carteira de reservista; não serão aceitas cópias autenticadas. Caso o candidato tenha a documentação furtada ou roubada antes da prova, poderá apresentar um boletim de ocorrência registrado em até 90 dias.

Horários

Os portões dos 12.432 locais de prova serão abertos às 12h do horário de Brasília, e fecharão às 13h. Isso significa que em regiões do Brasil que estão sob o fuso horário diferente do da capital, os candidatos devem ficar atentos às mudanças de horário. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 terá disponíveis 67 mil detectores de metal, um para cada 100 participantes.

Eliminação

O edital prevê a eliminação de candidatos que portarem alguns dos seguintes materiais durante a aplicação do exame. No local de prova, os objetos proibidos devem ser guardados em um envelope porta-objeto, que poderá ficar embaixo da cadeira do participante. É vedado o uso de:

– caneta não transparente, lápis, borracha e lapiseira;

– boné, chapéu, gorro e outros acessórios de chapelaria;

– celular, tablet, pen drive, calculadora e outros tipos de equipamentos eletrônicos;

– fone de ouvido;

– óculos escuros.

Contato com a redação:
(62) 9 9820-8895

BUSCA