presidente sede

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) inaugurou duas pistas padronizadas de prática de direção veicular. Na capital, novo circuito é direcionado aos candidatos à CNH Categoria “A” e fica na sede da autarquia na Cidade Jardim. Em Aparecida de Goiânia, a nova pista é direcionada a exames de veículos de quatro e duas rodas e fica no Jardim Maria Inês. Ambas contam com elementos que aprimoram o sistema de formação de condutores de motocicleta como rampa, cones, declive e a ampla área de desenvolvimento que exige que o piloto troque as marchas. 

O presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho, que fez a inauguração das pistas, afirma que a padronização integra um pacote de medidas que vêm sendo adotadas no sentido de melhorar a formação de condutores. “Essa é a 17ª pista padrão que inauguramos. Nossa meta é uniformizar os circuitos em todo o Estado. Queremos que o candidato perceba que não existe mais pista fácil ou difícil, que é um modelo só”, pondera.

Manoel Xavier destaca que a padronização, bem como outras medidas que vem sendo adotadas, têm como foco principal a redução do número de acidentes e mortes no trânsito. “O motociclista preparado irá enfrentar com mais segurança o dia a dia”, ressalta. A preocupação se deve ao fato de os motociclistas representarem mais de 60% das vítimas de acidentes.

Na nova pista, o candidato tem que demonstrar maior habilidade com o veículo, trocando de marcha por várias vezes, além de equilíbrio e domínio do veículo. Hauner Mesquita foi o primeiro a fazer o exame na nova pista da sede do Detran-GO e aprovou o circuito. “Acho que agora a gente sai mais preparado”, afirmou à reportagem da TV Brasil Central. Hauner foi aprovado no exame de direção para categoria “A”.

Goiânia é uma das cidades brasileiras que proporcionalmente conta com maior número de motocicletas no país. Só na capital são registrados 297.280 motos, que correspondem por quase um terço da frota de 1.180.415 veículos. Em todo estado, são mais de 1,1 milhão motocicletas.

A inauguração contou com a participação do presidente da Associação dos Centros de Formação de Condutores (Ascefego), Jader Neves e dos diretores do Detran-GO: Francisco de Assis Peixoto (Operações), Paulo de Jesus ( Atendimento Institucional e Infraestrutura) e Henderson Rodrigues de Paula (Gestão, Planejamento e Finanças). 

 

Contato com a redação:
(62) 9 9820-8895

BUSCA