Uma mobilização nacional envolvendo instituições de ensino superior e pesquisa em todo o Brasil será realizada nesta quarta-feira, 25 de outubro. Será o Dia C da Ciência. O objetivo é realizar um dia de atividades em escolas, museus, espaços públicos, espaços institucionais próprios e externos, para mostrar à comunidade a importância das pesquisas e a influência da ciência no cotidiano do cidadão.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) organizou para esta data uma exposição de mais de 70 pôsteres com trabalhos relativos à pesquisa científica, tecnológica e de inovação das instituições de ensino superior de Goiás. O evento é aberto ao público e será realizado das 8 às 18 horas no hall da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), no Setor Oeste, em Goiânia. Haverá exposição de projetos de bolsistas contemplados pela Fapeg e das pesquisas realizadas com o apoio da Fundação por meio de editais.

Os pesquisadores estarão presentes na Alego apresentando seus projetos à população e mostrando aos visitantes a importância das pesquisas e de como o investimento na ciência é necessário. Para a presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, é preciso aprimorar o diálogo: ciência e sociedade. “Temos que mostrar à sociedade, governos e gestores públicos a importância da ciência. Como temos convicção de que a ciência pode responder aos grandes desafios da humanidade, temos que mostrar com mais empenho para que isso chegue à sociedade e ela defenda o investimento em ciência. Não é possível o desenvolvimento científico sem investimento”, destacou Zaira.

Audiência pública

Simultaneamente, será realizado às 10h30, no Auditório Solon Amaral, uma audiência pública para dar ainda mais voz ao tema. O evento contará com a presença de reitores, pró-reitores, professores, estudantes, políticos, entre outros. A Fapeg espera seus bolsistas no dia, para participarem deste momento tão importante para o debate.

A data, 25 de outubro, é a quarta-feira da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e a intenção é que esta atividade seja realizada anualmente, sempre no período da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, criando-se então a cultura do Dia C.

Confira a programação que será realizada pelas instituições em Goiás: http://www.diacdaciencia.org/quemrealiza/

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg, com informações do Dia C da Ciência.​

 

Contato com a redação:
(62) 9 9820-8895

BUSCA