9531c604 4a88 4441 aca7 50d73a2276ab Inspirador de vários programas sociais adotados por centenas de municípios brasileiros e pelo governo federal, o Estado de Goiás deverá também fornecer suas experiências na área ao governo da China. Na noite desta segunda-feira (16), no Palácio das Esmeraldas, o governador Marconi Perillo recebeu uma comitiva chinesa acompanhada do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, que iniciou hoje uma visita de dois dias a Goiânia objetivando conhecer alguns programas sociais dos governos federal e estadual em execução.

Os chineses estão interessados em três programas específicos, um do governo federal e dois de Goiás. Do governo federal eles estudam o funcionamento do programa Criança Feliz, criado há um ano e em execução em 96 municípios goianos e em cerca de mil municípios brasileiros. De Goiás, conhecerão a partir de amanhã o programa Meninas de Luz, desenvolvido pela Organização das Voluntárias de Goiás - OVG - e também o Conecta-SUS, da Secretaria da Saúde.

Osmar Terra considera que Goiás é uma referência para o Brasil em políticas sociais: “O governador Marconi Perillo é um dos grandes criadores de políticas sociais do País. O Brasil adotou muita coisa que foi criada aqui em Goiás pelo governador Marconi Perillo nesses anos todos em que está à frente do governo”.

A comitiva chinesa é liderada pelo vice-presidente e secretário da Fundação de Desenvolvimento de Pesquisa da China, Lu Mai. O órgão é ligado ao Conselho de Estado do governo chinês e trabalha no desenvolvimento de políticas de desenvolvimento social e econômico. 

“Já ouvi muitas sugestões e as boas práticas do governador. Temos muito a compartilhar. Nosso objetivo comum é manter o ritmo de desenvolvimento econômico e melhorar a qualidade de vida das crianças mais pobres”, comentou.

O governador Marconi acredita que o intercâmbio entre Goiás e China será benéfico para ambos. “A China, assim como nós, enfrenta muitos problemas de desigualdade social. Eles estão trabalhando em várias políticas públicas voltadas à educação infantil, pré-escola, combate à pobreza e à desigualdade”, disse. 

Durante a reunião, o governador tratou de assuntos da atualidade que envolvem o Brasil e a China do ponto de vista de educação para as crianças pobres e das políticas públicas de Goiás que se tornaram referência nacional.

Contato com a redação:
(62) 9 9820-8895

BUSCA