cnh digitalDesde a última quarta-feira (11), todos os goianos podem solicitar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital. A carteira digital possui o mesmo valor jurídico do documento impresso. O Diário de Goiás listou e respondeu algumas dúvidas dos leitores a respeito dessa nova ferramenta.

Quem pode obter a CNH digital?

Todos os motoristas poderão adquirir o documento eletrônico. No entanto é necessário que a habilitação seja atualizada com a impressão do QR Code. Caso o motorista não tenha essa impressão, deverá ir ao Detran ou Vapt Vupt para solicitar a renovação da mesma.

É gratuita?

Sim. Em Goiás, a digital não terá custo adicional até dezembro. A partir de 2018, será cobrado R$ 10,00 pela versão virtual.

É necessário fazer algum cadastro antes de baixar o aplicativo?

Sim. O motorista deve primeiramente se cadastrar no Portal de Serviços do Denatran. Se o condutor já tiver cadastro no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), solução que possibilita o pagamento de multas de trânsito com 40% de desconto, não será necessário novo cadastro. A solicitação deve ser feita pelo portal com a mesma senha de cadastro do SNE.

Durante o cadastro será necessário atualizar o telefone e informar um email. O cadastro será ativado com o envio de um link para o e-mail informado, solicitando que o usuário realize login no aplicativo pelo aparelho que deseja ter a CNH digital. O motorista deverá criar um Número de Identificação Pessoal (PIN), com quatro dígitos, que deverá ser memorizado para acesso posterior ao documento digital.

Onde baixo o aplicativo?

O download é gratuito e está disponível na Apple Store e Play Store (para aparelhos Android). Basta pesquisar CNH Digital.

Meu celular foi roubado. Como faço para não utilizarem minha CNH Digital?

Caso necessite bloquear o aparelho para impedir o uso de sua conta e acesso aos seus documentos, é necessário acessar o Portal de Serviços do Denatran e solicitar o bloqueio.

É obrigatório solicitar a versão digital?

Não é obrigatório. O certificado digital, é apenas uma maneira de apresentação do documento através do smartphone.

É necessário ter conexão com a internet todas as vezes que eu precisar acessar meu documento?

Não. A conexão com a internet é exigida apenas no primeiro acesso. Depois de já emitido virtualmente, o documento ficará disponível off-line. Será exigido apenas a senha cadastrada.

Qual a vantagem da CNH Digital?

A grande vantagem é a possibilidade de acessar o documento em qualquer local. 

Veja imagens do aplicativo

cnh digital aplicativo 1

cnh digital aplicativo 2

Veja o vídeo do lançamento da CNH Digital:

Leia Mais:

Leia mais sobre:

Contato com a redação:
(62) 9 9820-8895

BUSCA