Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Anápolis
ueg campus

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) está com inscrições abertas, até 11 de outubro, ao Processo Seletivo Especial do Programa de acesso à educação superior para refugiados e portadores de visto humanitário no Brasil. De acordo com a Universidade, o objetivo é democratizar o acesso ao ensino superior aos cidadãos estrangeiros em situações de vulnerabilidade.

As inscrições, que são gratuitas, devem ser feitas pessoalmente em qualquer câmpus da UEG. Algumas questões da prova possuem conteúdo adaptado para a realidade dos candidatos. O Vestibular Especial, que está dentro da política de inclusão da UEG, está sendo realizado pela segunda vez.

De acordo com o assessor de Relações Externas da UEG, Rodrigo Sobreira, o ingresso dos refugiados na Universidade possibilita a eles, além de integração no mercado de trabalho, integração cultural. “Desde o ano passado, a Assessoria de Relações Externas tem buscado identificar as principais localidades em que estão estabelecidos os refugiados em Goiás para divulgar o Vestibular Especial e possibilitar ainda mais o acesso às informações”, explica.

Provas

O Processo Seletivo Especial será realizado em uma única fase, constituída de prova objetiva e prova de redação, a serem realizadas no dia 19 de novembro de 2017. Para os candidatos ao curso de Arquitetura e Urbanismo, será aplicada uma avaliação de habilidade específica, que será realizada em 29 de outubro.

O resultado final com a lista de nomes dos candidatos classificados será divulgada no site www.estudeconosco.ueg.br , em 10 de janeiro de 2018.

Status de refugiado

Conforme o Alto Comissionado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), são reconhecidas como refugiadas pessoas que foram obrigadas a deixar seus países de nacionalidade devido à grave e generalizada violação de direitos humanos, conflitos armados ou perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas. Para esses indivíduos, é perigoso regressar ao país de origem, por isso, precisam buscar refúgio em outro lugar.

Visto humanitário

No Brasil, o visto humanitário está previsto na Lei nº 6.815/1980 e foi concedido à população haitiana em 2012, devido ao agravamento das condições de vida em decorrência do terremoto ocorrido no Haiti, em janeiro de 2010.

Em 2013, o visto humanitário também foi estendido às pessoas afetadas pelo agravamento do conflito armado na Síria.

Leia Mais:

 

 

Leia mais sobre:

Contato com a redação:
(62) 9 9820-8895

BUSCA