Marconi Perillo em Brasília para lançamento do Plano Progredir. (Foto: Eduardo Ferreira)
marconi perillo em brasilia plano progredir foto eduardo ferreira

Pioneiro no Brasil na implantação de programa estadual de transferência direta de renda – a Renda Cidadã –, o governador Marconi Perillo foi convidado especial do presidente Michel Temer (PMDB) para o lançamento, nesta terça-feira (26), do Plano Progredir, que visa capacitar os beneficiários da Bolsa Família. Marconi participou da solenidade, realizada no Palácio do Planalto, na condição de proponente do uso do cartão magnético para o pagamento, em dinheiro, do benefício de segurança alimentar, o que resultaria, em 2003, na criação do Bolsa Família pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na fileira de autoridades mais representativas durante a solenidade, Marconi ocupou lugar de destaque por ser a autoridade pública que inspirou a Bolsa Família, programa similar ao Renda Cidadã e que, com o programa lançado hoje, ganha novos contornos de inclusão das famílias beneficiadas. Quando do lançamento do programa, o então presidente Lula fez questão de dar crédito ao governador Marconi Perillo, considerado por ele o chefe de governo estadual que mais se preocupava com a adoção de políticas de cunho social.

O governador disse que o criador do Progredir, ministro Osmar Terra (Desenvolvimento Social) é um ministro preparado, com apoio fundamental do Banco Central, que vai colocar R$ 3 bilhões em recursos federais à disposição do programa", disse Marconi. "Na minha avaliação, o Progredir é um passo à frente para os brasileiro, uma garantia de mais dignidade e de mais cidadania", afirmou o governador.

“Vou lembrar aqui o governador Marconi Perillo. E faço aqui justiça: além de ser o estado que mais tem essa política de renda, foi o companheiro que, na primeira reunião que tivemos de governador, sugeriu a ideia da unificação das políticas sociais desse País”. Por sua contribuição à criação e ao aperfeiçoamento de vários programas sociais, dentre eles destacam-se ainda o Salário Escola, o Cheque Mais Moradia Reforma e a Bolsa Universitária, o governador recebeu convite especial do presidente Michel Temer para testemunhar o anúncio deste mecanismo de valorização das famílias beneficiárias do Bolsa Família.

“Desde que nós criamos em Goiás o programa Renda Cidadã, em 1999, que acabou inspirando o governo federal e outros governos, nós temos procurado portas de entrada para o emprego e para autonomia das famílias que muitas vezes necessitam da transferência de renda”, disse o governador Marconi Perillo após participar do lançamento do Plano Progredir. "O que o Progredir quer é exatamente isso: oferecer crédito e formação profissional para que as famílias e seus filhos possam ter uma formação e tocar um negócio, para que mais à frente não precisem mais da Bolsa Família", disse Marconi.

Contato com a redação:
(62) 9 9820-8895

BUSCA