rio piracanjuba devastado

Preocupados com a preservação do Rio Piracanjuba, desde as suas nascentes e toda a sua extensão, produtores rurais estão chamando a atenção da sociedade e das autoridades para a atual situação do rio.  Segundo um dos produtores e ativistas envolvidos na ação, Rosimar Silva o atual estado do rio, que abastece diversas cidades de Goiás, é de penumbra.

O rio que passa por Bela Vista, Piracanjuba e Corumbá, é de extrema importância para a região. É de lá que a água é capitada pela Saneago e distribuída para a população de Bela Vista e Piracanjuba. “Levando em consideração que a sua situação está bastante depredada, importante que se faça esse trabalho. Nós temos que manter o rio não só para as pessoas e propriedades rurais que margeiam o rio, mas para as cidades, no caso, Bela Vista e Piracanjuba”, acrescenta.

Segundo o produtor rural, a cada ano que passa o rio tem diminuído a sua capacidade de água o que gerou um racionamento na região. Rosimar acredita que a recuperação do rio é possível, no entanto, precisa do olhar social e das autoridades para que o rio seja preservado. “Se nada for feito os rios vão secar. Se as nascentes não forem protegidas, se não houver uma contenção de água da chuva na área de recarga, irá secar”, ressalta.

produtor rosimar silvaComo conta o ativista, a população e todos os interessados em salvar o Rio Piracanjuba estão convocados a discutir sobre o tema. “Estão todos convocados a discutir esse novo modo de pensar, enxergar e atuar na preservação do rio” Para Rosimar, o atual momento, apesar da boa aceitação do movimento, é um momento muito crítico devido à falta d’água. Como tem sido observado por moradores da região, houve uma drástica diminuição das águas do rio, além da secura em algumas nascentes, o que gera diversos problemas além do racionamento, como a dificuldade em tratar o gado. Toda ajuda é bem vinda.

A fim de discutir a situação, será apresentado nesta terça-feira (19), um diagnostico do estado atual do rio, em uma reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Bela Vista. Após a apresentação do relatório serão iniciadas a elaboração de projetos que visam a regeneração e proteção do rio. “Nós vamos trabalhar com o monitoramento de imagens aéreas espaciais, com a recuperação de nascentes, contenção de água de chuva nas áreas de recarga do rio, recarga nas áreas que estão desprotegidas. Além de projetos como educação ambiental”, conta o produtor.

Com a apresentação do diagnostico, a expectativa é conseguir a adesão dos produtores rurais para que possam contribuir com a preservação. Além de formar parcerias com órgãos de fiscalização, como as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Batalhão Florestal e também parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). “A intenção é que em um futuro bem próximo o problema seja resolvido”, ressalta Rosimar Silva.

rio piracanjuba devastado 2

SOS Rio Piracanjuba

O SOS Rio Piracanjuba é um movimento que reúne produtores rurais, estudiosos, profissionais de diversas áreas, organizações e a população dos municípios onde o rio passa como Bela Vista e Piracanjuba. O objetivo do projeto é mobilizar as pessoas e despertar a consciência para a preservação do rio toda a sua bacia e afluentes.

Até uma página no Facebook, chamada SOS Rio Piracanjuba foi criada para discutir e chamar a atenção para o problema. Com um alcance de 80 mil pessoas, a página articula força para que nascentes sejam preservadas e protegidas.

Em um dos temas tratados pela fanpage é a preservação do Cerrado, pois também está sendo ameaçado. Em um dos projetos, está a coleta de sementes de plantas nativas, de árvores nativas para que sejam produzidas mudas a fim de que sejam plantadas em áreas de revegetação. As mudas serão doadas para viveiros municipais, particulares e de organizações para uma maior plantação das de árvores nativas. 

Leia mais:

 

 

 

 

Contato com a redação:
(62) 99625-9856

BUSCA