nova sede da emater

O Governo de Goiás lançará a pedra fundamental do Novo Centro de Inovação Rural de Goiás na próxim segunda-feira (18), às 8h. O Centro será administrado pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). A cerimônia será realizada no Centro de Treinamento da Emater (Centrer), em Goiânia (GO), e contará com a presença do governador Marconi Perillo, entre outras autoridades.

 O Centro de Inovação Rural irá reunir, num único complexo, a estrutura central administrativa, de assistência técnica e de pesquisa agropecuária da Emater. Além de seis unidades laboratoriais,  o Centro contará ainda com um novo prédio para abrigar a sede da Agência, atualmente situada no Setor Leste Universitário, em Goiânia.

 As obras também preveem a reforma do Centrer. Localizada no Campus II da Universidade Federal de Goiás (UFG), a unidade já conta com espaços didáticos, auditório e hospedaria, que passarão por revitalização e ampliação.

 As obras serão realizadas em etapas. Na última semana de agosto, teve início a construção das unidades laboratoriais. Os processos para edificação da nova sede e para reforma do Centrer estão em estágio licitatório. As obras devem ser iniciadas nos próximo trimestre.

 Laboratórios - As unidades laboratoriais deverão proporcionar o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de fitopatologia e sementes, cultura de tecidos e biotecnologia, entomologia e controle biológico, solos e resíduos e biofábrica. O objetivo é que as unidades impulsionem a realização de pesquisas aplicadas, com foco na resolução de problemas enfrentados por produtores rurais goianos.

 Pacto de Gestão - Os recursos para construção do Centro de Inovação Rural serão disponibilizados pelo Governo de Goiás por meio do Pacto de Gestão Pública. Ao todo, estima-se um investimento de R$ 27,1 milhões para a realização das obras.

O Pacto é tutelado pela Secretaria Estadual e Gestão e Planejamento (Segplan) e tem como objetivo aprimorar a eficiência técnica e operacional das unidades do poder público.

Outros lançamentos - Durante o evento, também será realizado o lançamento do Selo de Inovação Rural, uma certificação desenvolvida pela Emater que reconhece produtos desenvolvidos no campo por meio de processos inovadores. Produtores de conserva de pimenta, conserva de guariroba e mel receberão o Selo durante o evento.

 A Agência lançará também o seu Boletim Técnico e a revista Inova Rural, materiais de caráter técnico e informativo, respectivamente. As publicações têm como objetivo promover o acesso à informação e ao conhecimento entre produtores, técnicos e sociedade sobre assuntos relacionados à agropecuária.

 Reestruturação física - Além do novo Centro de Inovação Rural, a Emater tem investido na reestruturação física de suas unidades no interior do Estado, com a reforma de Unidades Locais e Regionais.

 A Estação Experimental Santa Vitória, localizada em Araçu (GO), é uma das unidades de pesquisa que também passaram por reforma. Na Estação, onde já funcionou a Escola Fazenda de Araçu, também está sendo construída uma Usina de Beneficiamento de Sementes. Ela realizará serviços de seleção, limpeza e embalagem de grãos disponibilizado a agricultores familiares. Atualmente, tais processos são realizados por empresa terceirizada.

Contato com a redação:
(62) 9 9820-8895

BUSCA