Foto: Ilustração
camera videomonotora ilustracao

A partir desta segunda-feira (17), os condutores goianienses que forem flagrados pelas câmeras de monitoramento cometendo infrações já serão multados pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT). Ao todo estão sendo colocados 258 equipamentos que fiscalizarão 643 faixas de trânsito em Goiânia.

Os motoristas tiveram um período educativo antes da aplicação das multas. Durante uma semana, servidores da SMT distribuíram panfletos explicativos e visitaram comércios e residências para tirar dúvidas sobre o sistema. O Secretário de Trânsito Transporte e Mobilidade, Fernando Santana, afirma que durante esse período foram registradas mais de 600 infrações. “A campeã que nós tivemos na semana passada é o uso do celular, que foi seguido pela falta do cinto de segurança, avanço na faixa de pedestre, avanço no final vermelho. Nós comprovamos na semana passada com essa intensificação do nosso trabalho que o motorista de Goiânia, ainda não assimilou a necessidade de respeitar as leis de trânsito”, diz o secretário. No entanto, ele afirma que no decorrer da semana, o número de infrações foi diminuindo.

Em relação ao uso indevido do celular, o campeão de infrações, o Diário de Goiás questionou o secretário sobre o uso do GPS, que é muito utilizado pelos motoristas. O secretário afirma que o condutor não pode manusear o aplicativo enquanto dirige, mas que pode acoplá-lo em um suporte para poder utilizá-lo, desde que não retire as mãos do volante para tocar na tela.

Atualmente, por medidas de segurança, durante o período entre as 23h00 às 4h59, as câmeras não autuam os motoristas que ultrapassam o sinal vermelho ou param na faixa de pedestre. O secretário informou que a Secretaria tem avaliado estender o período. “Nós estamos agora reavaliando isso, qual o período que seja ideal para ficar liberado. Precisa sim ficar um momento liberado por questão de segurança, porque tarde da noite as vias quase não tem movimento, não justificaria a pessoa ficar parando e esperando o semáforo abrir, porque ele pode ser abordado por um criminoso.” Fernando também reforça que não é liberado ultrapassar o limite de velocidade, que essa lei deve ser sempre respeitada.

A previsão da Secretaria é de que todos fotossensores de primeira ordem se serviço, como: a Marginal Botafogo, Avenida 85, Corredor Universitário, Corredor da Avenida T-63 e Avenida Santa Maria fiquem prontos até o dia 30 de julho. Lembrando que todas as câmeras na região do Parque Vaca Brava já estão funcionando. “Nós vamos atingir um resultado positivo em breve, que é a busca pela consciência do motorista no respeito das leis de trânsito, com isso vamos trazer segurança para nossa cidade, para o cidadão, para o motorista e para o pedestre” finaliza o secretário.

Veja as autuações:

Infração média (4 pontos)

  • Jogar ou abandonar lixo nas vias;
  • Estacionar nas esquinas;
  • Parar o veículo sobre a faixa de pedestre;
  • Estacionar veículo onde há sinalização de proibido estacionar;
  • Dirigir o veículo transportando animais sem a observância das normas.

Infração Grave (5 pontos)

  • Deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança;
  • Estacionar o veículo sobre o passeio;
  • Estacionar o veículo sobre faixa de pedestre;
  • Estacionar o veículo sobre ciclofaixa fora do período permitido;
  • Estacionar o veículo sobre ao lado de outro veículo em fila dupla;
  • Estacionar o veículo onde há sinalização de proibido parar e estacionar.

Infração Gravíssima (7 pontos)

  • Falar ao celular;
  • Conduzir motocicleta sem capacete ou com o farol desligado;
  • Avançar o sinal vermelho do semáforo;
  • Transportar criança em veículo automotor sem as observâncias das normas

Leia Mais:

Leia mais sobre:

Contato com a redação:
(62) 9 9820-8895

BUSCA