educadinhos

Festa agropecuária é lugar de show, diversão, negócios e informação, inclusive, sobre trânsito. Por meio de parceria com a Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), que mostrou-se sensível às questões inerentes à temática trânsito, o Detran-GO irá levar ações educativas à 72ª Exposição Agropecuária de Goiás, que acontece de 19 a 28 de maio, em Goiânia. A atividade integra a programação do Maio Amarelo, movimento mundial de atenção pela vida e redução de acidentes.

O Detran-GO contará com estande onde ficarão expostos materiais educativos, um simulador de direção e a maquete do programa Detranzinho. As equipes de educadores de trânsito e seus mascotes, os “Educadinhos”, se revesaram durante os dez dias para sensibilizar os visitantes para a necessidade da adoção de posturas seguras no trânsito com intuito prevenir acidentes de trânsito e respeitar a vida. Este ano, são esperados 400 mil visitantes na festa.

Segundo o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho, Goiás é um dos estados brasileiros que mais reduziram o número de mortos no trânsito. O índice saiu de 32,5 mortos por 100 mil habitantes em 2014 para 27,7 mortos a cada 100 mil habitantes no levantamento de 2015, feito com base em dados preliminares do Datasus. Apesar das políticas públicas de educação e fiscalização, ainda é grande o número de vítimas fatais, 1.837 mortos em 2015. “O trânsito é uma construção coletiva. Para termos êxito na construção de soluções efetivas precisamos do envolvimento social, de parcerias como essa firmada com a SGPA”, ponderou o presidente.

De acordo com Manoel Xavier, a autarquia têm priorizado as ações educativas. “Nosso lema é educar para não punir, mas nos casos em que a conscientização não mostra resultados satisfatórios, temos que intervir de forma firme com a fiscalização”, explica. Por isso, o movimento Maio Amarelo merece atenção especial. “Temos mais de 200 parceiros, entre CFCs, despachantes, igrejas, prefeituras, órgãos públicos, entidades de classe e empresas que estão nos auxiliando a multiplicar a mensagem de compartilhamento seguro e respeito mútuo nas vias”, ressalta.

Atividades

O estande do Detran-GO contará com um simulador de direção, onde os visitantes poderão vivenciar situações adversas no trânsito, como os riscos de dirigir sob efeito de álcool, aquaplanagem e outras. Os visitantes também poderão conhecer a maquete do Detranzinho, projeto que consiste na transmissão de conhecimentos sobre trânsito em diferentes estágios. A maquete é uma mini-cidade montadas com blocos da Lego Education.

Na próxima semana, o Detran-GO também irá ministrar mini-palestras sobre as dez maiores dúvidas sobre trânsito. As palestras serão realizadas no Auditório da SGPA para os alunos que visitaram o parque, do dia 22 ao dia 26, das 8h às 11h e 14h às 17h. A expectativa é que sejam atendidos aproximadamente 17 mil alunos.

O Maio Amarelo é um movimento mundial que conta com adesão de cerca de 30 países e surgiu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. O objetivo é promover uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil organizada.

Contato com a redação:
(62) 9 9820-8895

BUSCA