guarda civil Em entrevista a Vinha FM na manhã desta quarta-feira (11), o novo Comandante da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, José Eulálio Vieira afirmou que atualmente o efetivo está reduzido, em torno de 1390 guardas. Ele afirma que anteriormente o efetivo chegava a 2100 guardas.

Ele ainda comentou que ao contrário do que vinha sendo divulgado pela outra gestão, o quadro de efetivos operacionais está no entorno de 200, 230 guardas diários.  “Após a posse estamos vendo uma realidade diferenciada. Tirando o efetivo morto, que são os que estão de licença médica, os que estão a desvio de função, nós podemos dizer hoje que diário nós contamos com entorno de 200, 230 guardas” disse.

Apesar de ser inspetor há mais de 14 anos, o Comandante não fazia parte diretamente da gestão anterior, ele trabalhava na área regional. Ele afirma que só tinha conhecimento do efetivo de sua regional.

Questionado sobre as futuras ações frente a Guarda Civil, o Comandante conta que está analisando o que a guarda possui de efetivo, estrutura e equipamentos. Ele ainda ressalva a importância de adquirir novos equipamentos eletrônicos, como câmeras de segurança.

“Para aumentar o efetivo precisamos trabalhar hoje com equipamentos eletrônicos, como câmeras, principalmente no período noturno. Os equipamentos são para evitar furtos, roubos e o vandalismo nas unidades escolares e de saúde. A curto prazo fica muito caro, mas a longo prazo vai se tornar muito barato, mais do que a contratação de novos componentes para a guarda civil” disse.

O Comandante ainda reforçou a parceria com o Prefeito Iris Rezende que disse durante a solenidade de transferência de comando da Agência da Guarda Civil Metropolitana que daria atenção a guarda.

“Nós estamos ainda analisando toda a situação da guarda para que a gente possa levar um diagnóstico para o Prefeito Iris Rezende, para ele ter conhecimento da realidade da guarda e ver o que ele pode nos ajudar. Ele deixou bem claro que vai dar tudo que a prefeitura tiver condições de ajudar a guarda civil metropolitana” afirmou. 

Leia Mais:

Contato com a redação:
(62) 99625-9856

BUSCA