logomarcadiariodegoias2017

Bolsa de sangue. (Foto: Arquivo/Agência Brasil)
bolsa de sangue foto arquivo ebc

O banco de sangue da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia está com estoque zerado. Considerando que durante o Carnaval existe um aumento na demanda de bolsas de sangue, em Goiânia, a unidade de saúde pede que a população faça as doações.

O banco de coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. A Santa Casa tem capacidade de recolher até 50 bolsas de sangue durante o feriado prolongado. Uma bolsa de sangue pode ajudar a salvar até três vidas.

Para fazer a doação, o cidadão deverá ter entre 18 e 69 anos, estar saudável e pesar acima de 50 quilos. Também é necessário que tenha dormido bem na noite anterior à doação e se alimentado no dia, com um lanche leve, sem leite, chocolate ou frituras.

Não poderão fazer a doação de sangue pessoas que tenham ingerido bebida alcóolica no dia ou na véspera; que estejam gripadas ou resfriadas ou que estejam tomando qualquer tipo de medicamento.

As bolsas de sangue são utilizadas no atendimento, principalmente, de vítimas de acidente de trânsito e catástrofes, pessoas que sofreram hemorragias ou queimaduras; além de pacientes que fazem tratamento de câncer, leucemia ou são submetidas a alguma cirurgia.

Leia mais:

Sugestões e críticas, mande um Zap para a Redação

whatsapp 512

62 9 9820-8895

+ SAIBA MAIS, PESQUISE NO DG

SEARCH