incendio parque msUm incêndio destruiu ao menos 18 mil hectares do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, na região sul do Mato Grosso do Sul. O fogo começou na última sexta-feira (13) e ainda não foi controlado.

O parque possui uma área de 73.345 hectares localizados na Bacia do Rio Paraná e abrange as cidades de Jateí, Naviraí e Taquarussu.

Policiais ambientais, guardas-parques e equipes do Corpo de Bombeiros das cidades de Fátima do Sul, Naviraí, Nova Andradina e Ivinhema trabalham no combate ao fogo. Nesta quarta (18), haverá um reforço com a chegada de bombeiros de Campo Grande.

O trabalho das equipes tem sido feito por terra, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Fátima do Sul. Elas fazem a ação direta nas chamas com abafadores e bombas costais para evitar que o fogo avance em outras direções.

O difícil acesso e o vento forte têm dificultado o trabalho dos grupos no combate ao fogo.

Segundo o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), a área queimada é de várzeas e antigas pastagens localizada no município de Jateí, na parte norte do parque.

O fogo teria sido provocado pela queda de um raio e havia ao menos três anos que não era registrado um incêndio.

"Como este ano foi muito seco e teve geada, o material combustível era muito grande", disse Reginaldo Oliveira, guarda-parque do Imasul.

Leia Mais:

 

 

 

Leia mais sobre:

Contato com a redação:
(62) 9 9820-8895

BUSCA