enccejaO Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA, é um exame aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o mesmo órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O ENCCEJA concede a certificação do ensino fundamental e também do ensino médio e em 2017 será aplicado no dia 8 de outubro.

Com o Enem, o ENCCEJA continuou sendo aplicado, porém a partir do ano de 2009 deixou de fornecer a certificação para o ensino médio, que passou para o Enem. O Ministério da Educação, em 18 de janeiro de 2017 cancelou o Enem para certificar estudantes no ensino médio, agora o Encceja volta a ser aplicado para esse fim.

Neste exame, os estudantes testam as suas competências referentes a certificação que desejam receber. Os que precisam do ensino fundamental, devem realizar as inscrições para esse fim, já os que desejam certificação do nível médio devem fazer essa opção no ato da inscrição.

Como se inscrever

As inscrições são realizadas no site oficial do Encceja. O exame é aplicado no Brasil e no mundo para brasileiros residentes no exterior que queiram conseguir sua certificação. Para se inscrever, acesse ao site no período das inscrições, que costumam ocorrer no segundo semestre do ano, todos os anos.

No site oficial, faça a escolha da certificação desejada, ensino fundamental ou médio, insira os dados pessoais solicitados, e após a inscrição confirmada é só aguardar as provas. O Encceja não cobra taxa de inscrição.

Provas

As provas são compostas por 4 cadernos, cada um composto por 30 questões. A composição das provas são as mesmas para a certificação de ensino fundamental e médio, sendo diferente o conteúdo programático de cada prova, devido ao grau de exigência e habilidades necessárias de cada uma.

A composição das provas para a certificação do ensino fundamental são: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, Matemática, História e Geografia; Ciências Naturais e uma proposta de Redação.

A composição das provas para a certificação do ensino médio são: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias que abrange Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, prova de Matemática e suas Tecnologias, prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, que abrange História, Geografia, Filosofia e Sociologia, prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que abrange Química, Física e Biologia e uma proposta de Redação.

Para conseguir o certificado, o estudante precisa de uma proficiência de no mínimo 100, a prova está entre 60 a 180 de proficiência.

Quem pode fazer o ENCCEJA?

Para a certificação do ensino fundamental: ter a idade mínima de 15 anos completos na data de realização das provas.

 Para a certificação do ensino médio: ter a idade mínima de 18 anos completos na data de realização das provas e ter concluído o ensino fundamental.

O certificado é válido em todo o território nacional e no mundo, como qualquer outro diploma de conclusão de ensino.

O estudante que consiga pontuação suficiente nas provas, mas que não passe em algum dos 4 cadernos de provas, no próximo Encceja, pode refazer somente aquela prova que não obteve pontuação suficiente. Assim não é necessário refazer todo o exame novamente. 

CRONOGRAMA E LOCAIS DE PROVA

Encceja Nacional
Publicação do edital: 24 de julho
Inscrições: 7 a 18 de agosto
Aplicação: 8 de outubro
Locais de prova: Serão 564 locais distribuídos em todas as Unidades Federativas

Encceja Nacional PPL (Público Privado de Liberdade)
Publicação do edital: 7 de agosto
Adesão das unidades: 14 a 25 de agosto
Inscrições: 21 de agosto a 1º de setembro
Aplicação: 24 e 25 de outubro

Encceja Exterior
Publicação do edital: 30 de junho
Inscrições: 3 a 17 de julho
Aplicação: 10 de setembro
Locais de prova: Estados Unidos (Boston e New York), Bélgica (Bruxelas), Guiana Francesa (Caiena), Portugal (Lisboa), Suíça (Genebra), Espanha (Madri), Reino Unido (Londres), França (Paris), Japão (Nagóia, Hamamatsu e Ota), Holanda (Amsterdã)

Encceja Exterior PPL
Publicação do edital: 30 de junho
Inscrições: 3 a 17 de julho
Aplicação: 11 a 22 de setembro
Locais de prova: Guiana Francesa (Caiena) e Japão (Tóquio)

Leia mais sobre:

Contato com a redação:
(62) 99625-9856

BUSCA