samuel

Colunista

Samuel Straioto

 

iptu

A Prefeitura de Goiânia não fará a atualização da Planta de Valores em 2017. A afirmação é do Secretário Municipal de Finanças, Alessandro Melo. Desta forma, não haverá novo aumento. No entanto, vale destacar que a aplicação para o ano que vem é baseada na última correção feita em 2015 e que promove atualizações automáticas para imóveis com valor venal acima de R$ 200 mil, além da inflação anual. Recentemente foi aprovado na Câmara projeto que impede essa atualização. O secretário pretende ir ao Legislativo debater o assunto com os vereadores.

No final de agosto o Executivo promoveu a convocação da comissão para estudos, mas nenhuma reunião foi realizada. O secretário de Finanças justifica que não há necessidade para se fazer a atualização neste momento. Ele ressalta que o trabalho será feito com mais cautela, já no início do próximo ano. Sem a atualização da Planta, a inflação é o índice utilizado para corrigir os valores.

“Nós fizemos uma atualização de Planta em 2015, que atualizou. Fazia muitos anos que a Planta não era atualizada e foi atualizada de uma vez. Por isso foram utilizados os deflatores para que o impacto do IPTU não fosse grande. Como foi feito recentemente, entendemos que não precisa fazer este ano, mas precisa fazer ano que vem. Faremos com calma, porque faremos o trabalho desde o início do ano, vamos planejar e tornar um procedimento rotineiro e não apenas no final do ano”, afirmou.

Quanto a atualização automática do IPTU, o secretário disse que pretende ir à Câmara debater o assunto com os vereadores. Por outro lado, ele concorda com a iniciativa de Elias Vaz (PSB) para prorrogar a aplicação das alíquotas usadas para base de cálculo ITU e IPTU até que se faça um estudo mais aprofundado.

“Eu vou à Câmara, desmistificar estes números. Precisamos sentar, vou mostrar para eles, e apresentar que não podemos abrir mão das receitas. Em relação a postergação das alíquotas, tudo indica que a gente vai convergir neste pensamento”, destacou.

Leia mais

Vídeo: Base de Iris falha em articulação e oposição barra aumento automático do IPTU

Poucos números, muitos pedidos e reclamações durante prestação de contas de Iris

Câmara indica vereadores para participar da comissão que revisará Planta de Valores

 

Contato com a redação:
(62) 9 9820-8895

BUSCA