logomarcadiariodegoias2017

Monumento está na Praça Cívica ou Dr.Pedro Ludovico Teixeira. (Foto: Arquivo Flickr Pref Gyn)
monumento tres racas foto prefeitura de goiania

Goiânia é uma grande capital. Cidade arborizada, com muitos jardins. Vários deles estão em praças. Muitos passam por elas, mas conhecem o local pelo apelido e não pelo nome verdadeiro do local. Por exemplo, onde fica a Praça Comendador Germano Roriz? Praça Godofredo Leopoldino Azevedo ou onde fica a Praça Santos Dumont?

<>

Há vários locais que diariamente passamos, não sabemos o nome correto, mas sim a forma popular, e foi assim que ficou em vários locais da cidade. Uma ilustração sobre este assunto é a Praça Cívica, nem mesmo as placas de trânsito em vias de Goiânia que dão a indicação de como se deve chegar ao local (poucas, diga-se de passagem), colocam o nome de registro, que leva o nome do fundador de Goiânia. A Praça Cívica na verdade se chama Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira. Doutor não porque tinha doutorado, mas porque era médico. A Praça Cívica leva este nome, pois é o centro cívico da cidade.

Já no Bairro de Campinas, milhares de pessoas passam pela Praça Desembargador Perillo. Nela está situado o Terminal da Praça A. O local ainda tem outro nome informal: Praça OK. Pertinho dali tem a Praça do “Racha”, que na verdade se chama Praça Godofredo Leopoldino Azevedo. No Setor Aeroporto, a Praça Santos Dumont conhecemos por Praça do Avião, região do primeiro aeroporto da cidade e que hoje há uma réplica do 14 Bis.

Há ainda uma série de praças que passamos por elas e não sabemos do nome, por exemplo, Praça Genaro Maltes, no Setor Sul. Várias pessoas passam por ali diariamente, em carros motos, ônibus. Trata-se daquela praça situada ao lado do Centro Popular e Lazer (Cepal) do Setor Sul. Ainda no Setor Sul, temos a Praça Gibran Khalil Gibran, que fica no cruzamento das Ruas 90 e 136.

A mais famosa das praças do Setor Sul que é a Praça Comendador Germano Roriz. Na verdade ela é mais conhecida por Praça do Cruzeiro, pois nela se encontra o Monumento do Cruzeiro do Sul, tendo sido erguido no local onde foi celebrada a 1ª missa cultural realizada em Goiânia, em 1948. Este monumento é tombado pelo IPHAN. A Praça do Cruzeiro era para ser o Epicentro do Setor Sul. Germano Roriz nasceu em Luziânia e foi um grande ativista-social cristão, que recebeu a comenda de Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno do Papa João XXIII, em 1968.

No Setor Leste Universitário, pertinho do campo do Vila Nova, há a Praça Tenente Veríssimo de Souza e Silva, aquela que fica ao lado da Saneago. No Setor Leste Vila Nova há a Praça Boaventura, o nome completo do local é Praça Vereador Boaventura Moreira de Andrade. No Setor Pedro Ludovico, há a praça Izidória, onde foi há um importante terminal de ônibus. Izidória de Almeida Barbosa foi esposa do político João Barbosa opositor do senhor Manoel de Oliveira, ex-vereador e líder da região sul de Goiânia, pai do ex- deputado estadual e ex-prefeito de Senador Canedo, Misael Oliveira.

Há ainda os nomes batizados e que a população faz questão de manter o nome popular. Praça Simão Carneiro sempre será a Praça do Chafariz na T-63, com a Avenida 85. Hoje há um grande elevado e uma trincheira. Um pouco mais abaixo, na região do Setor Marista há a Praça Latiff Sebba, mas que ao longo dos anos aprendemos a chamar de Praça do Ratinho.

Acima foram apresentadas algumas curiosidades da nossa capital. Aqui mesmo neste espaço, em breve outras novidades da memória da nossa cidade.

Leia mais

Goiânia com Memória! Aquilo que a gente vê, mas não enxerga

Goiânia com Memória! Conheça a história dos cinemas da capital

Goiânia cidade sem memória

                                          

Sugestões e críticas, mande um Zap para a Redação

whatsapp 512

62 9 9820-8895

BUSCA