samuel

Colunista

Samuel Straioto

 

Primeira dama durante inauguração da horta (Foto: Prefeitura de Goiânia)
dona iris horta

Nesta semana foi inaugurada pela Prefeitura de Goiânia, a horta comunitária modelo, instalada no Paço Municipal. A idealização do projeto partiu da primeira dama da Capital, Dona Iris de Araújo. O objetivo do projeto, é contribuir em vários setores, como o da alimentação, da saúde, do urbanismo, da promoção pessoal e do embelezamento da cidade. A “horta de Dona Iris” foi tema de debate entre os vereadores no decorrer de toda esta semana na Câmara.

Nos últimos dias, foi discutido projeto que institui Horta Comunitária em escolas. A discussão foi trazida para a seara política. A "Horta da Dona Iris" esteve em debate. Em diferentes dias desta semana, vários parlamentares se manifestaram quanto a iniciativa da primeira dama em fazer uma horta ao lado do Paço Municipal.

O vereador Zander Fábio (PEN) questionou o secretário de Finanças, Oseias Pacheco, se a prefeitura teve gastos com a horta. O gestor declarou que não. Zander disse que a primeira dama está executando o projeto em um lugar errado, pois deveria ser nos bairros e não no Paço e considera o momento inoportuno.

“Com relação a horta da prefeitura, o problema é inoportuno. Acho que a forma foi errada. O primeiro lugar que deveria ser feito era lá no Riviera, depois lá na região noroeste e depois segue para outras regiões. Eu passei lá e vi o pessoal da Comurg mexendo na terra, então teve custo para o município”, explicou.

Já o vereador Welington Peixoto (PMDB) entende diferente. Ele reconhece que pode sim haver algum tipo de pretensão política, mas ao mesmo tempo destaca que Dona Iris quer ajudar a cidade.

“Eu acho que ela está querendo fazer o bem. É tudo doado, não tem custo nenhum. Tudo que for para o bem a gente tem que ajudar. O que ela tem fazendo tem de ser espelho para outras primeiras damas. Essa questão de pretensão política, quem não tem pretensão política que está no meio político? Se não for para 2018, será para 2020. Eu não vejo que realmente ela está se promovendo, vejo que ela quer trabalhar.

Até o final da tarde desta quinta-feira (20), não conseguimos contato com a primeira dama da capital.

BUSCA