logomarcadiariodegoias2017

planeja 2018 rafaella bessaAprendi que desejo ele vem e passa, agora a vontade em querer fazer, pode se transformar em algo concreto se existir um método que seja posto em prática e que funcione de verdade, confundimos nossas ideias vagas com planejamento daí como não acontecem falamos mal do plano, dizendo que ele não funciona, perdemos rapidamente a manutenção deste foco e? Tudo está como sempre esteve até o próximo final de ano para escrever a nova listinha, entramos no piloto automático.

Nosso objetivo com o texto de hoje é te ajudar a planejar melhor seu ano e acredite sempre está em tempo, vamos lá?

Antes de adentrar ao passo a passo reforçamos que podemos planejar a qualquer momento, só tenha a clareza que planejamento nada mais é que uma previsão do que queremos realizar em nossas vidas nos próximos meses, pode ser de janeiro a janeiro ou qualquer momento do ano.

Um recurso importante para o planejamento ser colocado em prática é o tempo, e ele é um conceito de percepção pode demorar muito ou pouco depende de como você o utiliza ou do tamanho do seu sentido de urgência.

Então vamos para os passos que se colocarmos em prática com certeza comemoraremos muito ao final do prazo determinado ao plano:

1º PASSO: Descobrir o que te é importante. É descobrir se essa vontade lhe causa frio na barriga e se faz sentido para você, sua missão de vida e seu propósito. Uma dica importante é escrever suas idéias em três planos: área pessoal , leitura (sim, essa ação gera novas ideias e a expansão do pensamento) e carreira, ou seja, área profissional.

2º PASSO: Escreveu as idéias? Agora é selecionar estas ações. A dica aqui é classificar as idéias em ações de EQUILÍBRIO (as que são referentes à qualidade de vida, relacionamentos, espiritualidade e bem estar) e as ações de RESULTADOS (são as financeiras, metas e conquistas).

Mas em qual focar? Dê preferência nas ações que sendo realizadas simultaneamente geram equilíbrio e resultados ao mesmo tempo.

Foco em todas? Dê preferência mais ou menos em até 3 das que foram levantadas.

3º PASSO: Fatie o elefante. Quebre suas metas em pedaços. por exemplo, definiu ler um livro por mês, parece muito sim? Mas se pegares a quantidade de paginas e dividir pela quantidade de dias que tem no mês a meta que era macro ficou micro e possível, ou seja, mais leve, assim faça com as demais. Pequenas ações, geram grandes resultados.

4º PASSO: Faça sempre um acompanhamento, na linguagem do coaching chamamos de Follow - Up ou FUP ou seja, é um acompanhamento, avalie seu progresso ou o que precisa melhorar, seja semanal, quinzenal ou mensal.

5º PASSO: Comprometa-se escrevendo suas metas de forma sistêmica. Aqui sugiro colocarem tudo que foi determinado em uma agenda que você use diariamente, e também construa através de imagens cartazes que te faça lembrar o que tens a cumprir, porque são importantes, com os prazos definidos e coloque em lugares estratégicos.

6º PASSO: Aqui é opcional e depende do seu orçamento, mas se for possível, contrate um coach, com certeza facilitará seu processo.

É isso, transforme seus desejos em idéias, essas em um plano, escreva-os, parta para a ação e comemore suas realizações com certeza terás um ano de 2018 revolucionário.

P.S.: muito deste texto aprendi com o profissional Christian Barbosa.

Espero ter agregado!

Até a próxima, boas práticas.

Rafaella Bessa.

Sugestões e críticas, mande um Zap para a Redação

whatsapp 512

62 9 9820-8895

SEARCH