rafaela bessa

Colunista

Rafaella Bessa

 

smartSegundo semestre chegou, as férias praticamente acabaram e é momento de revisar as estratégias traçadas (no âmbito pessoal, profissional, familiar e espiritual) no início do ano, você sabe onde desejas estar ou o que alcançar até 31/12/2017?

Depois que adentrei à carreira de Gestão de Pessoas e Coaching percebi fortemente que muitos de nós deixamos a vida nos levar (como já disse aqui outras vezes) e esta ação tem sido outra porta onde ao adentrarnos encontramos vidas desastradas, frustadas, arruinadas, deprimidas, etc...

O processo de coaching também ajuda muito a clarificar a importância de saber onde se quer chegar, traçar planos, executar e celebrar as vitórias ou alterar o percurso!

Sabes traçar metas? Uma coisa é fato: ela precisa ser SMART, alguns podem perguntar agora: - O que é isto? Vou explicar.

Toda meta para ser traçada e trabalhada precisa conter estes componentes que escrevo abaixo, que são as especificações da sigla SMART, segue:

* ESPECÍFICA (Specific): Metas não são momentos de divagação. Não é lugar vago, gasoso. Metas ambíguas produzem resultados ambíguos. Metas incompletas produzem futuros incompletos. Metas claras e objetivas geram resultados concisos e perenes!

* MENSURÁVEL (Measurable): Sempre estabeleça metas mensuráveis. Eu diria “especificamente mensurável", que podem ser medidas!

* ATINGÍVEL (Attainable): Estabeleça metas que você consiga atingir, não o irreal, o intangível, o inalcançável.

* REALISTA (Realistic): Escreva metas reais, dentro da sua possível realidade.

* TEMPORAL (Time-sensitive): Um dos aspectos mais poderosos de grandes metas é que elas têm um fim, um tempo no qual você está mirando para alcançá-la. Estabeleça metas menores e trabalhe nelas em seu próprio tempo.

Aqui vão duas dicas para depois que traçar suas metas e analisar se são SMART, veja:

1° DICA É: Estabeleça um ajuste de contas (um contrato com você mesmo ou com outras pessoas que te fazem sentir muito incômodo caso não realize, que gere um compromisso e que confies). Se um objetivo é traçado e só uma pessoa sabe, isso realmente tem algum poder? Muitas vezes, não. Pelo menos, não é tão poderoso como se você tiver uma outra pessoa que possa assegurar sua responsabilidade para o seu objetivo.

Então: Avalie e reflita, depois decida o que você quer; seja S.M.A.R.T. Estabeleça um ajuste de contas. Quando você põe essas ações juntas, assim você está se colocando em uma posição poderosa que irá arremessá-lo (a) em direção à conquista dos seus objetivos.

2° DICA É: Torne visível materialmente suas metas! Faça um cartaz de metas, cole-o no seu quarto, ou no seu mural de recados, na geladeira, na agenda, olhe para ele todos os dias; em seus momentos de reflexões ATRAIA o POSITIVO para sua vida, tenha uma FÉ DECIDIDA e parta para a AÇÃO com base no seu plano; FUJA, CORRA, MANTENHA-SE TOTALMENTE DISTANTE das pessoas negativas (isto é muito sério viu?) e ENVOLVA-SE de uma ATMOSFERA DE CONFIANÇA mas não se esqueça de agir!

Lembre-se com:

* FOCO, (saber onde queres chegar)

* ENTUSIASMO (com um propósito, mantendo pensamento positivo, otimismo e Deus dentro de você)

* DISCIPLINA (muita mesmo, ou seja fazer o que precisa ser feito seja no sol, na chuva e outros momentos)

* VONTADE (de trabalhar de forma árdua, de servir, de aprender e treinar),

* DETERMINAÇÃO e

* APRECIAÇÃO PELOS OUTROS (empatia), suas metas serão alcançadas!

Mas não tercerize a responsabilidade delas aos outros só depende de você! A meta é sua não do seu namorado, vizinho, mãe, pai, filho, etc ...

Espero ter contribuído com você!

Saudáveis planejamentos, boas práticas e até a próxima!

Contato com a redação:
(62) 9 9820-8895

BUSCA