marcley matos

Cenário Geral

Marcley Matos

 

Foto: Observatório Romano
papa familias
A igreja católica está se preparando para uma mudança, isso é o que sinaliza o Papa Francisco em várias declarações desde o início do papado. A última frase que chamou atenção foi a de que pessoas casadas poderiam ser ordenadas para atender algumas regiões. 

Mas, durante a entrevista na qual o Papa cita essa possibilidade, veio à tona um tema que chama mais a atenção: é o alerta dele para a falta de vocações. “É um problema a falta de vocações. É um problema que a Igreja deve resolver, procurar como resolver isso”, explicou o Papa.

Francisco ainda destacou que há situações que podem ser evitadas com uma seleção maior. “Hoje, temos muitos jovens que depois arruínam a Igreja, porque não são sacerdotes por vocação. O problema das vocações é um problema grave”, lembrou ele.

As reformas são necessárias, mas não vão mudar o jeito de ser da igreja católica. Hoje há pessoas que dedicam a vida para difundir a palavra de Deus. Existem estudos sobre a ordenação de mulheres para que elas também possam ministrar dentro da igreja.

Papa Francisco deixa claro que dogmas não serão alterados, mas alguns entendimentos devem ser revistos. O tema enfrenta oposição dentro da própria igreja. Mas, com o seu carisma e a sua retidão em relação à palavra de Deus e as leis da igreja, fica o caminho aberto para as mudanças necessárias.

 

 


BUSCA