upa aparecida

Na manhã desta sexta-feira (30) a cidade de Aparecida de Goiânia recebeu mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Geraldo Magela, localizada no Parque Flamboyant. O prefeito Gustavo Mendanha e o Secretário Municipal de Saúde Edgar Tollini entregaram a unidade, que já começa a funcionar no plantão noturno, a partir das 19 horas. A UPA do Parque Flamboyant é porte III e tem capacidade para realizar até 500 atendimentos por dia.

A unidade, que fica próxima a divisa de Aparecida com Goiânia, beneficiará cerca de 19 bairros da região leste de Aparecida. O investimento total foi de 4,7 milhões, sendo 2,6 milhões do Ministério da Saúde e o restante contrapartida do município.

De acordo com o prefeito, Gustavo Mendanha a entrega do local está dento do prazo, no primeiro semestre deste ano. Segundo ele, o local terá condições de assistir toda a população da região, a partir de sua inauguração. “A unidade completa ainda a rede de atenção às urgências do município. Nosso próximo passo agora é entregar a primeira etapa do Hospital, já que o ministro anunciou a liberação dos recursos para a compra dos equipamentos”, acrescenta.

Com a unidade em funcionamento, Aparecida será a única cidade de Goiás contemplada com três UPAS 24 horas porte III. A cidade já conta com a UPA Buriti Sereno e UPA Brasicon. Além disso, os Cais Nova Era e Colina Azul dão suporte no atendimento de urgência e emergência. As UPAs de Aparecida possuem uma abrangência de 200 a 300 mil habitantes, portanto, com uma população de aproximadamente 550 mil habitantes, o município terá cobertura de mais de 100% em relação a política de atenção às urgências.

A nova unidade com 2.600 metros quadrados de área construída, tem oito consultórios, base descentralizada do SAMU, odontologia, banheiros adaptados, sala de sutura, raio-x, curativo, eletrocardiograma, sala de hidratação, sala de gesso, inalação, famárcia, sala de preparo de medicamentos, lavanderia, laboratório, observação com 18 leitos, cuidados intensivos com seis leitos, depósito de material de limpeza, estacionamento, administração, recepção entre outras dependências.

Segundo Edgar Tollini, uma UPA prevê toda linha de atendimento em urgência e emergência, com pediatra e clínica médica. De acordo com ele, cerca de 200 servidores atuarão na unidade, atendendo a população. “Hoje a unidade inicia os atendimentos de portas abertas e quadro completo de profissionais. Além disso, é uma UPA bem localizada e está em uma região que beneficiará não só a população de Aparecida, mas de outros municípios também”, ressalta. 

Leia mais:

 

BUSCA